Cada vez mais idosos se beneficiam de tratamentos à base de Cannabis, apontam grandes pesquisas.

Cada vez mais idosos beneficiam de tratamentos à base de Cannabis, é o que aponta o estudo canadense realizado com 2697 pacientes, veja a matéria abaixo.

O uso de tratamentos à base de Cannabis tem se mostrado cada vez mais benéfico para a população idosa. Uma pesquisa recente de 2024 chamada “Padrões de uso de Cannabis medicinal relacionados à idade: uma pesquisa com pacientes autorizados no Canadá” (tradução), demonstrou que o número de pacientes de tratamento com canabinoides no Canadá cresceu muito, principalmente para os pacientes idosos.

Foram analisados os dados dos 2.697 pacientes, com idade média de 54 anos. As duas doenças primárias mais comuns foram dor crônica (27,8%; n = 750) e artrite (14,9%; n = 402). O sintoma mais comum foi dor, relatada por 66,6% dos participantes (n = 1.796).

Este sintoma, que muitas vezes ocorre junto com dor crônica e outras doenças, foi mencionado por 34,6% (n = 933). Em relação à eficácia percebida da Cannabis medicinal, 87,1% dos entrevistados (n = 2.348) disseram que ela ajudou a aliviar os sintomas primários. A eficácia da Cannabis medicinal em aliviar os variados sintomas foi avaliada em 75,2 de 100 pelos pacientes.

Os pacientes mais velhos representam um grupo crescente de usuários de Cannabis. Essa população apresenta padrões de uso diferentes em comparação com os mais jovens, preferindo formulações com alto teor de CBD. Eles utilizam principalmente a Cannabis para tratar doenças e sintomas relacionados à dor crônica em diversas condições.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Esse grupo de pacientes também relatou uma diminuição significativa no uso de opioides, álcool e tabaco nos últimos 12 meses.

Um outro estudo chamado “Características epidemiológicas, segurança e eficácia da Cannabis medicinal em idosos” (tradução), 2.736 pacientes com mais de 65 anos começaram a usar Cannabis e responderam ao questionário inicial.

A média de idade dos participantes foi de 74 anos e as indicações mais comuns para o tratamento com Cannabis foram dor (66,6%) e câncer (60,8%). Após seis meses de tratamento, 93,7% dos entrevistados relataram melhora em sua condição, e o nível de dor diminuiu de uma mediana de 8 para uma mediana de 4 em uma escala de 0 a 10. Além disso, após seis meses, 18,1% dos participantes interromperam o uso de analgésicos opioides ou reduziram a dose.

Os resultados da maioria das pesquisas indicam que a Cannabis medicinal pode ser uma alternativa eficaz e segura para o tratamento de várias condições em pacientes idosos. A maioria dos participantes relatou uma redução significativa na dor e uma melhora geral em sua condição após seis meses de tratamento.

Além disso, houve uma diminuição notável no uso de analgésicos opioides, álcool e tabaco. Esses dados sugerem que a Cannabis medicinal não apenas alivia os sintomas, mas também pode reduzir a dependência de outros medicamentos, principalmente opioides, trazendo benefícios consideráveis para a qualidade de vida dos idosos.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

Abuhasira R, Schleider LB, Mechoulam R, Novack V. Epidemiological characteristics, safety and efficacy of medical Cannabis in the elderly. Eur J Intern Med. 2018 Mar;49:44-50. doi: 10.1016/j.ejim.2018.01.019. PMID: 29398248.

Walker, Mariah, et al. “Age-Related Patterns of Medical Cannabis Use: A Survey of Authorized Patients in Canada.” Cannabis, 18 Mar. 2024, publications.sciences.ucf.edu/Cannabis/index.php/Cannabis/article/view/208. Accessed 21 May 2024.

Full spectrum ou isolado?

Qual tipo de óleo é mais efetivo?

Leia mais